quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Surdez nos dálmatas

Dálmata com um olho azul e outro castanho
Não deve se reproduzir
Hoje, foi tratar de um dos assuntos mais importantes da raça dálmata, a surdez. É um dos casos que mais deixa os criadores preocupados, pois existe um trabalho genético muito grande para a diminuição da surdez. O dálmata é a raça que apresenta maior estatística de surdez, então todo trabalho para tentar amenizar essa questão é pouco. Não existe tratamento para surdez em cães quando a causa é genética(maneira que acomete os dálmatas), a única maneira é programando acasalamentos conscientes. Veja abaixo.


O que causa a surdez?
A surdez congênita nos dálmata é encontrada em, aproximadamente, 20% dos cães dessa raça. Ela está associada a problemas de pigmentação, tais como olhos azuis e pigmentação imcompleta em volta dos olhos e focinho. É determinada por um gene autossômico dominante assim é uma doença hereditária. A maior parte dos dálmatas que tem olhos azuis são surdos ou vão ficar surdos com o tempo. O olho azul pode estar presente em um olho ou em ambos.

Chances de surdez aumentadas
Existe a surdez unilateral, em um lado, ou bilateral em ambos os lados. A surdez independe do cão ter olho azul ou não.

Tem como diminuir a incidência de surdez?
Dálmata com patch(grande mancha no olho)
NAO DEVE REPRODUZIR
Sim, tem como. A surdez é associada a falta de pigmentação, mas não basta um cão ser bem pigmentado para constatar que ele não é surdo. A surdez unilateral é quase impossível de perceber sem um exame que comprove tal fato e ela acontece em qualquer dálmata, por isso é necessário conhecer as gerações antepassadas do cão, olhar sua pigmentação, verificar com um teste apropriado a surdez, ver se suas pintas não tem nenhum pelo branco entre elas, etc. Existe hoje o teste de Baer que verifica se o cão é surdo, unilateralmente ou bilateralmente, ou não é.


 Há um trabalho rigoroso de controle nesse âmbito, por isso os criadores de dálmata são tão importantes na hora de comprar um filhote. Em antigos livros, era sugerido que os filhotes que tivessem olhos azuis e patchs deveriam ser mortos antes de crescerem apesar dos patches não terem nenhuma ligação com a surdez.

Posso acasalar meu cão surdo ou com olho azul?

Dálmata com os dois olhos azuis
Não. Como a surdez é hereditária o correto é não acasalar em ambos os casos. Amar a raça dálmata também é preserva-la. Se você tem cão surdo, com olho azul ou com pouco pigmento e você ama o dálmata, o ideal era castra-lo para não passar isso para frente. Castrar também é um ato de amor, e previne diversas doenças(mas isso é outro caso). Seu cão não vai deixar de ser feliz porque não cruzou.


Dálmata com falta de pigmentação na trufa(focinho)
e nas pálpebras
NAO DEVE REPRODUZIR
                                                                                           

Meu dálmata é surdo, como faço para adestra-lo?
Mesmo surdo é possível adestrar o cão. Os cães entendem melhor a linguagem dos sinais do que a fala, então mímica serve muito bem com eles. Muita gente usa laser também, afim de indicar o cão o que fazer.

Devo ou não devo comprar um filhote com olho azul?
Depois de ler isso, você deve ficar em dúvida quando vê um filhote de olho azul. Isso não impede de você ter um animal de estimação, ele é lindo, mas só não pode ser usado na reprodução. Se você quer um dálmata, não pretende reproduzir e acha lindo um filhote de olho azul, por que não? Ele é como os outros. Porque até mesmo em bons acasalamentos isso pode acontecer, não é impossível evitar que nasça um filhote de olho azul mas essas chances podem ser diminuídas com a escolha consciente dos pares.


Resumindo, antes de olhar um filhote de dálmata e querer leva-lo para casa é muito importante ser consciente e procurar um criador que faça o controle da surdez.

EXEMPLO CORRETO DE PIGMENTAÇÃO
Chances de surdez diminuídas - ADEQUADO PARA REPRODUÇÃO

SE VOCÊ AMA O DÁLMATA, VOCÊ PRESERVA!

23 comentários:

  1. é muito importante saber e divulgar!!
    o post ficou excelente Nathalia!!
    bjs e lambis do Nicolas

    ResponderExcluir
  2. Creio que minha dalmata deva ser surda, não possui olhos azuis e apigmentação dela é ótima, porém ela me escuta bem pouco e não costuma latir!
    É uma pena, mas a amo mesmo assim x)

    ResponderExcluir
  3. Também teho um dalmata em casa. Ela é uma ótima cadela, durante esses 12 anos ela nunca teve proplemas com a surdez, porém agora nesse segundo semestre do ano de 2012 o meu cachorro apresentou prblemas sérios com a audição, já não escuta mais nada. Contudo, é necessário redobrar os cuidados com o animal, pois percebo que em certas ocasiões ela fica meio que desorientada.

    ResponderExcluir
  4. Eu Tenho uma de 2 meses e Meio!
    Bagunceeiraa que sÓ ^^
    Eu chamo assim: Dawn! Vem Cá! Ela me atende. ate eu Olhando pra ela, encarando ela, ela vem. parece que ler meus pensamentos. numa TraduÇao,pra quem tem um Dalmata surdo, deve-se ter mais Carinho! Pelo Olhar eles vao perceber que Existe uma LigaÇao entre ele(A) E o dono(a) APENAS, CUIDE DE QUEM CUIDA TAMBEM DE VOCE! ^^

    ResponderExcluir
  5. Não vejo problema com a minha ela tem olhos azuis e pouca audição mais se comporta muito bem com os sinais e é muito carinhosa a mãe dela já tinha essa problema de surdez mesmo assim eu a amo muito não sei viver sem ela. Ate ai tudo bem, só tive probleminha com o cio num descuido não percebi que ela estava no cio porem ela não apresentou nenhum sinal de sangramento ai teve o inesperado ela cruzou, ufa ainda bem que foi com um Dálmata, um amigo do meu subrinho trouxe o dele apenas pra brincarem por conhecidencia ela estava no cio sem que agente soubesse, agora acho que ela esta gravida a veterinária falou que tenho que espera pelo menos 24 dias pra saber só quero relata que mesmo sendo surda se realmente ele tiver filhotes só por causa de surdez isso não impede eles de serem felizes as pessoas tem que estarem preparadas para lê dar com isso do mesmo jeito que tem gente também tem animais. eu não entendo pq tenho que castra-la pra não procriar pelo fato da surdez e de doenças eu cuido tão bem dele sei que pra ela não vai fazer falta mais aconteceu porem eu irei informa sobre a surdez se as pessoas que obterem acha que vai ser difícil o convívio eu mesma faço questão de ficar com todos surdez não é doença e só uma deficiência que pode ser resolvido com muito amor e carinho amooo demais minha Zafira e não a vejo diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é que é ser irresponsável! Meu Deus do céu...

      Excluir
    2. Parabéns vc falou bonito..concordo plenamente isso sim que é ser totalmente uma pessoa Boa admirável.

      Excluir
    3. A importância de evitar o cruzamento é manter as boas qualidades da raça. Para no futuro um dálmata não ser sinônimo de surdez afetando sim a empatia pela raça. Quem ama cuida, seja pra agora no caso do seu bebê que já apresenta a surdez ou pro futuro para que as próximas geraçòes não sejam rejeitadas e por isso cuidados com a seleção genéticas se justificam. Paz e bem a todos!

      Excluir
  6. Selme, você acha certo reproduzir ela? Terem mais cães surdos no mundo? E pior, ainda vender para outras pessoas filhotes surdos sendo que essas pessoas acham que eles são saudáveis?
    Se você SABE que a doença existe e que ela pode ser evitada porque não evitar? Isso é egoísmo! Evitar doenças preveníveis é um ato de AMOR! Não desejo a cachorro nenhum nascer surdo!

    ResponderExcluir
  7. Tenho um dálmata surdo, ganhei ele e descobri o problema depois de uma semana, como já tinha pegado amor nele e nunca tinha tido outro cachorro antes decidi ficar com ele e me adaptar com um cachorro surdo.
    Ele está com 7 meses, como é uma raça difícil de encontrar gostaria de cruzar, mas com o problema de audição sei que a maior parte dos filhotes terão o mesmo problema, sei que encontraria donos como eu que estão dispostos a amar um cão surdo, mas não é justo se posso prevenir vou prevenir, como a garota ali falou eles não seriam tristes, mas não é justo isto, ninguém gostaria de ser surdo, se podemos evitar vamos evitar!
    O Lyon atende gestos, expressões no rosto, é um cachorro muito esperto e por não ouvir ele usa muito o faro, se alguém chega perto ele acorda pelo cheiro, tenho um problema com meus gatos ele é crianção e quer brincar, quando estou perto ele finge que nem vê os gatos mas eu viro as costas ele quer brincar e pode acabar machucando!
    Ele é um cachorro feliz, não o troco por nada, mas não é legal ter um cachorro surdo, não da para conversar, para brigar, hoje o temperamento dele é constante mas pelo que li ele pode ter problemas de comportamentos, se eu soubesse que ele era surdo não o pegaria pois mesmo amando animais não é fácil saber que durante toda a vida ele nunca vai ouvir, mas agora a opção ficou no passado, tenho que criar meu filhotão!
    você que tem um cachorro com problema auditivo, não cruze ele, você não quer colocar um filho surdo no mundo, não coloque um cachorro, nem todos vão cuidar dele tao bem quanto você!

    ResponderExcluir
  8. Vc teriam alguma dica para ajudar com o meu dalmata, ele tem 7 meses e é surdo, aparentemente pois não atende chamado e mesmo vc gritando se ele tiver olhando para o outro lado ele não esculta, apesar da pigmentação dele ser normal e não ter olhos azuis. Queria poder ensinar a ele pelo menos o vem, para que ele vir quando eu chamar. Bom ele é bem inteligente também, pois ele já aprendeu a da a pata e sentar, só que com estímulo de comida.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma Dalmata, o nome dela é Milla, ela tem 1 ano. Ela é linda, porem é surda.Tem os dois olhos azuis e nenhuma pigmentação preta. Acho uma pena não poder reproduzir, vou castrá-la semana que vem.

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma dálmata com 3 meses, a Luna, e descobri agora que e surda. Tou aprendendo a lidar com ela e a treinar, mas não a trocava por outra porque adoroo

    ResponderExcluir
  11. Se alguém tiver uma sugestão como ensinar melhor, agradeço

    ResponderExcluir
  12. Tenho um dalmata de dois meses q se chama Apolo, ele tem um olho azul e o outro castanho, pigmentação normal, eu já tinha notado algo diferente nele, só q eu achava q era normal, Pq ele é filhote aí pensei q ele não tinha muita atenção ainda, só q chamamos ele e ele não responde, nem procura onde é e nem abana o rabinho�� muito triste isso, só q pra tirar a prova eu fiz o seguinte; ele tava dormindo eu cheguei de silêncio e fiz muito barulho e ele nem se quer levantou a cabeça pra procurar onde era, ai tirei a prova q ele era surdo, não sei o q faço agora, Pq moro em um apartamento e ele late muito e não tem como ele parar, Pq ele não escutar eu reclamar com ele e tbm fico preocupado, Pq um dia ele pode querer brincar com alguém (as brincadeiras dele são pesadíssimas) e esse alguém não querer, ou até msm ele do nada querer morder alguém, não vou poder impedir ele pelo simples fato dele ser surdo,, já q vai ser mais complicado ele entender comandos e tbm penso q se eu devolver ele na clínica veterinária, eles possam sacrificar o msm �� já é difícil criar um cachorro e ele com surdez complica mais ainda

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma dálmata com olho azul e pintas marrom, é linda! Ela irá fazer 6 anos e tem uma ótima audição. Graças a Deus quando a comprei ela não apresentou nenhum problema com a audição.

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma dálmata com olho azul e pintas marrom, é linda! Ela irá fazer 6 anos e tem uma ótima audição. Graças a Deus quando a comprei ela não apresentou nenhum problema com a audição.

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigado por essas informações, eu adoro essa raça! Acho que vou adotar um! estive a ler também este artigo sobre eles que é bastante interessante:http://www.peritoanimal.com.br/racas-de-cachorros/dalmata.html.

    ResponderExcluir
  16. Tenho um dalmata, desde de quando ele chegou em casa percebi que ele era surdo .
    Ele não atendia pelo nome só dormia é não latia, fiquei com muita do mais ele é super cuidadoso conosco. Ele vive melhor porque tenho outro cachorro um labrador ai ele meio que acompanha ele em tudo. Mais são seres amáveis ❤

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal, ganhei uma Dalmata com 30 dias, o nome dela é Gloria, hoje ela ja tem 4 meses, ela tem muitas pintas e não tem os olhos azuis, porem é surda, tenho uma outra cadelinha mistura de pinscher com basset ela é muito inteligente, chama Belinha e ajuda a Gloria em algumas coisas e me ajuda tambem a encontrá-la, quando chamo por Gloria, belinha vai onde ela está e puxa ela pela patinha e leva até mim. O meu problema maior é que as vezes ela é agressiva, principalmente quando ela dorme, ela não acorda se vc não encostar nela e quando encosta ela avança e vai fazendo isto enquanto não acabar o sono. muito difícil mas ela é muito linda e eu a amo, gostaria de saber se alguem tem uma dica pra me dar.

    ResponderExcluir
  18. Oi...gente...lê os comentários. .meu cachorro Max reproduzio nasceram 11 porem morreram 9 ficaram so 2 machos..fui hoje buscar e ao levar apara o veterinário descobriram q ele não tem os 2 globos oculares e e surdo...estou em prantos ele seria vendido mais depois dessa noticia irei cuidar estou muito triste então o amor e grande sim mais eles sofrem muito...

    ResponderExcluir
  19. Tenho um dálmata 3 meses! Max o nome dele
    Descobri quando ele chegou em casa com 35 dias!
    Ele é a alegria da casa! Muito inteligente é teimoso kkkk! Mas vamos Amar ele é ter todo cuidado! E meu parceirão kkkkkk
    Ainda não pensei em castrar o Max! O tempo dirá! Como faço pra adestralo
    E fazer ele nos entender melhor?

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aqui, não esqueça de colocar seu amail.